sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Metamorfose.



Outro dia, assistindo a uma matéria sobre a importância da leitura na vida do ser humano, ouvi um pensamento que me chamou muita atenção pela simplicidade, sensibilidade, sabedoria e profundidade.
O pensamento foi expresso por um menino de dezesseis anos, morador de um bairro muito pobre e com um histórico de vida, marcado pelas constantes subtrações, dores e muitos preconceitos.
Este menino se parece com muitos outros meninos espalhados por nossas ruas, cidades e periferias. É filho da miséria, do sofrimento, do esquecimento e do abandono.
Um dia, este menino foi acolhido por uma ONG e apresentado ao livro. Este episódio, na vida deste menino foi tão significante e revolucionário, que o fez perceber que a liberdade de qualquer condição humana é a liberdade da alma, da consciência, da visão de mundo. 
O conhecimento e a sensibilidade provocados pela leitura são capazes de transformar o nosso olhar sobre nós mesmos e sobre a vida, nos retirando sutilmente do casulo que nos envolve e nos limita, permitindo que a liberdade aconteça pela metamorfose que provoca em nossas ideias e atitudes.
O pensamento livre, provoca em qualquer ser humano a transcendência das limitações, oportunizando o transporte para realidades até então desconhecidas ou consideradas inalcançáveis.
Com esta percepção e sensibilidade, o menino embora com sua pouca idade e muita simplicidade, repete hoje com crianças que têm o mesmo histórico que ele, aquilo que um dia lhe foi oportunizado. Ou seja, oferece o transporte, o voo e a transcendência, através da leitura e do contato com o conhecimento, na esperança de retirar mais larvas dos casulos, para que possam se transformar, criar asas e depois voar. 
E foi essa a resposta que o menino deu a uma repórter, quando esta o indagou sobre a atitude que tem ao propiciar todos os dias, para crianças do seu bairro, o contato com o livro: " -Faço isso porque a leitura faz com que apareçam na gente, asas pequenas que nos transportam para outras leituras. E essas leituras fazem as asas pequenas crescerem e nos levarem para realidades diferentes, aumentando sempre a nossa vontade de voar".




*Autoria de Mª Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery.