sábado, 26 de janeiro de 2013

Meu pequeno universo.


Um dia, me perguntaram em que mundo eu vivia. Senti estranheza com tal pergunta e fiquei sem resposta. Não entendi o por quê, e não consegui enxergar o sentimento que havia por trás da pergunta. O silêncio tomou conta de mim e de meus pensamentos. Por muito, muito tempo mesmo, essa indagação ficou  instalada em mim. Gerou muitas reflexões.
Hoje, a resposta flui fácil e serena, pois aprendi a perceber como e onde eu vivo, e a compreender o que perturbava quem me indagava.
Magicamente percebi que vivo num universo muito peculiar, muito meu e que me constrói todos os dias. Me dá serenidade, paz, transparência, segurança, liberdade, autenticidade e fibra.
Meu universo pode ser pequeno e não seguir o padrão estabelecido. Como também, não possuir ostentação. Mas, é sólido, muito verdadeiro, aconchegante e me protege. Nele encontro a simplicidade no modo de viver. Encontro rostos, histórias e emoções. Encontro desejos, vontades, sonhos e ilusões.
No meu pequeno universo, a vida é calma e sem sofisticação. Nele tenho algumas coisas que me fazem plena: o cachorro que brinca comigo, me lambe e sempre me espera; a cama limpa e macia; a casa segura gostosa que me ampara; a comida caseira e bem feita que alimenta meu corpo; a harmonia e a paz que alimentam a minha alma. Tenho pessoas que gostam de mim, me fortalecem, me respeitam, me dão afeto e cuidado. O trabalho e minhas ideias que me realizam. A saúde que me dá disposição. O cotidiano e a vida costumeira.
Claro que, no meu pequeno universo também existem muitas saudades, lembranças, algumas dores, memórias e fatos, que ora me faz rir e ora me faz chorar. Existe a minha real história!
No meu pequeno universo, os sentimentos transbordam, a sensibilidade persegue e a fantasia insiste.
O meu pequeno universo, me possibilita sempre encontros, trocas, companhias, mesmo quando estou sozinha. Me oferece conquistas, vitórias, desafios. Me ensina e mostra que não existem certezas, mas tentativas e possibilidades. 
No meu pequeno universo, a vida caminha e me enriquece todos os dias.
Meu pequeno universo é muito discreto, mas me completa e me faz capaz. Nele tenho sempre a terra, que me oferece o chão para pisar e me movimentar. Tenho o ar para respirar e flutuar quando for preciso. Tenho o vento que me transporta e refresca o dia. A luz que me ilumina. O sol que me aquece, clareia o meu dia e me faz sentir viva. A lua que me acalanta e me inspira. As estrelas que me alegram e fascinam. As flores que me oferecem diferentes perfumes. Tenho a musicalidade, o som, o ritmo para meus ouvidos. A diferentes formas e texturas para eu tocar e sentir. As ideias que constroem meus pensamentos e pontos de vista. Os diversos sabores para meu paladar e o silêncio para refletir.
Pensando bem, meu universo não é pequeno. É grande, vibrante, forte, real, enriquecedor e me dá a vida.
Vida essa que me possibilita ser o que eu sou, a conhecer outros universos e a compreender que para alguns indivíduos, infelizmente não existe o universo, mas apenas um mundo pequeno, monótono, superficial, frágil, igual e bisbilhoteiro. Por isso, se ocupam com o mundo que os outros vivem.


*Autoria de Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery.